segunda-feira, 19 de novembro de 2012

"Pela Internet"


  Lembrando qual seria o papel do professor e do aluno na sociedade tecnológica o, ex-ministro da cultura, cantor, compositor e um dos fundadores do movimento "Tropicália" no Brasil , nascido no bairro de tororó, Salvador, Bahia é um dos responsáveis pela divulgação do Brasil, no mundo, como um país de gênios na música popular, demonstra na letra da canção que, traz o título do texto, a definição no objetivo que tanto alunos, como professores devem alcançar com as TIC´s(Tecnologias de Informação e Comunicação).

É um dos responsáveis direto do Tropicalismo, junto com Caetano Veloso, Torquato Neto, Tom zé, Rogérioo Duprat e outros sem dúvida deram um salto na música popular, buscando formas alternativas de composição e explorando uma concepção artística de mudança radical. 

É um dos principais defensores do Software Livre e da liberdade digital, neste contexto compôs uma música que está diretamente relacionada com as  TIC´s, a canção "Pela internet".

Em  29 de janeiro de 2005 foi muito aplaudido durante um debate no Rio de Janeiro, sobre Software livre num fórum social mundial dizendo:
"A batalha do software livre, da Internet livre e das conexões livres vão muito além delas, de seus interesses. É a mais importante, e também a mais interessante, e a mais atual das batalhas políticas. Claro que há uma revolução francesa, ou várias revoluções francesas, a fazer no planeta, seja dentro dos países, seja no comércio internacional. Ainda nos defrontamos não apenas com discursos do século XIX, mas também com realidades do Século 19. Mas não podemos secundarizar o presente. E o futuro."

Este é um vídeo feito por alunos da escola E.E.Jd.Vicente de Carvalho- Bertioga-SP 



Jefferson Perceu

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

TIC´s para Matemáticos.

  O título e a Imagem nos leva a pensar que Matemáticos, em plena Geração Digital, estão comprometidos com "tic´s nervosos" no seu cotidiano, e que você como apaixonado por números, questões, ou educação matemática, sendo estudante, concurseiro ou professor deve se preocupar com sua saúde. Mas não devemos fazer referência das Tecnologias de Informação e Comunicações(TIC´s)  as manias nervosas que, não se definem como enfermidades ou doenças, e sim um meio de" liberar a tensão", pois as TIC´s(Tecnologias de Informação e Comunicação) estão em evolução: Tablet´s, Smartphones, Notebook´s, PC´s e aplicativos como blogger´s, ambientes virtuais de aprendizados(AVA), redes sociais (Facebbok, twitter, youtube) nos mostram que podemos acessar, gerenciar, arquivar, publicar  qualquer informação  e esta pode ser manuseada por qualquer pessoa, até mesmo pelos analfabetos digitais, pela facilidade de manuseio destas tecnologias.
 A informação nunca esteve tão disponível, e a fonte desta deve ser sempre questionada. As TIC´s estão remodelando as escolas e a forma de aprender, prova disto hoje são os Cursos EaD(Ensino à Distância) oferecidos por Instituições Renomadas como a Universidade Federal do RN, que desde 2005 oferece Licenciaturas em Química, Física, Matemática e, no ultimo vestibular o Curso de Educação Física na modalidade EaD. A tendência é o crescimento do uso destas novas TIC´s e o aproveitamento nas instituições educacionais, pelos alunos e professores, para a evolução da construção do conhecimento.
O IBGE declarou que em 2012 os brasileiros passam, no mínimo 4(quatro) horas por dia na frente do computador e das TIC´s, isso não evita os "tic´s nervosos" mas contribuí para a evolução destas ferramentas que  tanto ajuda na difusão do conhecimento, trazendo a "sardinha" pra minha rede, tenho certeza que o leitor sempre fará consultas deste blogger dedicado a PERSEVERANÇA em aprender MATEMÁTICA.

Jefferson Perceu
PERCEUVERANTE SEMPRE.